Neste artigo nós do Notícias Aqui vamos mostrar a você informações que vão te ajudar a saber como emitir a 2ª Via Cartão SUS – Sistema único de Saúde. Um dos mais importantes programas que atende a população brasileira na área de saúde.
O SUS foi criado no ano de 1988, pela constituição federal brasileira, sua grande finalidade é mostrar que é dever do Estado garantir um sistema de saúde com condições de prestar um atendimento com perfeição a população.
No entanto, no ano de 1990, o Congresso Nacional teve uma aprovação orgânica de saúde que aprova detalhadamente o atendimento que a instituição SUS tem.
Esses preceitos estão em validade ate os dias de hoje. O SUS é considerado um sistema único de saúde porque se trata de um conjunto de órgãos que atende a população dentro de uma única forma de atendimento.
Se você faz parte desse programa e necessita da 2ª Via do cartão SUS, leia atentamente as dicas que o site Notícias aqui vai trazer nesse breve texto. Elas serão fundamentais para sua vida em geral.
Como Emitir o Cartão SUS?
O Cartão Sus é totalmente gratuito, por se tratar de um produto vinculado ao governo federal, ele pode ser emitido de maneira rápida e simples. Para sua emissão, basta o interessado seguir os seguintes procedimentos:
- Se dirigir pessoalmente a uma UBS – Unidade Básica de Saúde, mais próxima a sua casa.
- Ou se dirigir até a secretaria municipal de saúde do seu município.
No entanto, serão necessários os seguintes dados e documentos pessoais de cada pessoa que quer fazer sua inscrição:
- RG – Registro Geral.
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
- Certidão de nascimento.
- Informações completas sobre seu endereço.
Depois disso será feito um cadastro e o seu Cartão SUS será imprimido automaticamente na mesma hora. Por se tratar de um serviço vinculado diretamente ao Governo Federal, é muito rápido a emissão desse cartão.
Como Emitir o Cartão SUS Pela Internet?
Um dos meios de emissão do cartão SUS mais usados é a internet. No entanto, para fazer essa aquisição o interessado deve fazer o seguinte:
- Acessar o portal Cidadão: https://www.saude.gov.br
Depois disso, será necessário informar os seguintes dados:
- Nome completo.
- Data de nascimento.
- RG – Registro geral.
- CPF – Cadastro de pessoas físicas.
- Comprovantes d endereço.
Antes de confirmar sua solicitação, é necessário se certificar se as informações passadas estão corretas. No entanto, se tudo estiver Ok, passo seguinte e fazer a impressão do seu Cartão SUS.
Esse procedimento pode ser feito de dentro da sua casa mesmo, basta ter acesso a internet e uma impressora para ter o cartão SUS em mãos. Muitas pessoas já fazem a plastificação do documento logo após a emissão.
Como Emitir a 2ª Via do Cartão SUS?
A 2ª Via do cartão SUS está disponível para toda as pessoas que fizeram seu cadastro no Sistema Único de Saúde. Aliás, esse é um serviço que pode ser necessário ser usado por todos nós.
Justamente porque pode acontecer situações em nosso dia a dia que danifiquem, causando perdas, ou quaisquer outros problemas que fazem parte do Cartão SUS – Sistema Único de Saúde.
Sendo assim, para solicitar a 2ª Via Cartão SUS, basta seguir os seguintes procedimentos:
1 – Acesse o site oficial do SUS: https://cartaosus.com.br/
2 – Faça um Login dentro da página que você acessou.
3 – Informe seus dados e documentos pessoais:
- Nome completo.
- Data de nascimento.
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
- RG – Registro Geral.
- Nome da mãe completo.
- Município de Nascimento.
- Informações completas do seu endereço.
4 – Solicitar a impressão de um novo protocolo do SUS – Sistema Único de Saúde.
Dessa forma, ao fazer todo esse procedimento de maneira correta, o cartão SUS será enviado ao seu endereço de E-mail ou Gmail válidos. Depois disso, é necessário fazer a impressão do Cartão SUS e plastifica-los.
Como Recuperar o Cartão SUS?
Existem também momentos que são necessários fazer a recuperação do Cartão SUS. Portanto, a internet pode ser muito utilizada, e acima de tudo com muita precisão.
No entanto, para fazer esse procedimento o usuário deve fazer o seguinte:
Passo 1 – Fazer uma pesquisa através do CPF: Cadastro de Pessoas Físicas. Essa é uma forma do paciente saber suas condições com relação ao SUS – Sistema Único de Saúde.
Passo 2 – Pesquisar detalhadamente usando o seu nome e data de nascimento. Uma forma também de fazer uma consulta do seu cartão SUS.
Sendo assim, se o cartão SUS tiver algum problema, será necessário então fazer a recuperação da sua Via. Para esse serviço, seguir as orientações que fazem parte desse conteúdo.
Usando o seu CPF – Cadastro de Pessoas Físicas também será possível fazer a recuperação do seu Cartão SUS. Ou seja, com o número do seu documento pode ser feito esse procedimento.
Sendo assim, basta solicitar pelo site ou pessoalmente a recuperação do seu cartão SUS. Dentro de poucos instantes será feito então o serviço e o cartão passará a ser usado tranquilamente pelo proprietário.
Como Emitir o Cartão SUS Para Recém Nascidos ou 2ª Via Cartão SUS?
No caso dos bebês, é necessário os pais ou responsáveis fazerem um cadastro do SUS – Sistema Único de Saúde. Sendo assim, para essa emissão é necessário os seguinte:
- Emissão do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas do recém nascido. No entanto, não é obrigatório.
- Data de nascimento.
- Município de nascimento.
- Nome completo de nascimento da mãe.
Os procedimentos também devem ser seguidos dessa forma:
- Apresentar pessoalmente os comprovantes que foram passados no site.
- Certidão de nascimento da criança.
- Comprovante de endereço original.
- Documentos que comprovem a identidade do Bebê.
- Documentos que comprovem a identidade dos pais: ID – CNH ou CPF.
Dessa forma, se você não tiver feito o cadastro no site, as informações básicas serão o nome da criança, a data de nascimento e o nome da mãe.
Uma recomendação, é que quanto antes fazer esse cadastro, melhor será para o bebê. Justamente porque ele pode ter a necessidade de usar o plano SUS – Sistema Único de Saúde a qualquer momento.
Portanto, se você necessita fazer a emissão do Cartão SUS, ou da 2ª Via Cartão SUS, siga as dicas que passamo aqui e saiba como ter em mãos o seu documento que da direito de uso em qualquer estabelecimento de saúde no Brasil.