A partir da leitura deste artigo, você passará a entender mais como funciona a Bolsa de valores. Considerado por muitos, a melhor opção de investimento.
Cada dia que se passa, podemos perceber como o investimento está presente na nossa vida cada vez mais, seja ele comprando ações, comprando títulos do Tesouro direto, ou até mesmo investindo na Bolsa de valores.
No entanto, muitos brasileiros ainda não se aprimoraram neste ramo do mercado, que está fazendo com que muitas pessoas ganhem dinheiro.
Por isso, se você procura fazer seu dinheiro render da melhor forma, continue lendo este artigo, pois aqui explicaremos tudo o que precisa saber à respeito.
O Que é Bolsa de Valores?
Você já ouviu falar em comprar ou vender ações?
Ações refere-se à uma pequena porcentagem de uma empresa, cujo capital é aberto (o que significa que o seu capital é formado por ações, que por sua vez pode ser comprado por qualquer um).
Quando você tem interesse em realizar tal compra, o ambiente de encontro com o vendedor é justamente a Bolsa de valores, o que garante que todo o processo seja totalmente confiável.
Sendo assim, seguro tanto para o vendedor que poderá receber o dinheiro pelas suas ações, quanto ao comprador, que poderá ter acesso ao o que comprou.
Mas além dessa finalidade, a Bolsa de valores ainda garante que suas ações fiquem guardadas em um lugar totalmente seguro, que seria a CBLC.
Diferente do que muitos acreditam que suas ações ficam sobre a guarda de corretoras.
A CBLC- (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), na qual nos referimos, é responsável por não só custodiar as ações da Bolsa de valores, mas também por liquidar e garantir operacionalmente todas as transações que ocorrem dentro da mesma.
No Brasil, a atual Bolsa é BM&F Bovespa, cuja junção significa Bolsa de Mercadorias e Futuros e Bolsa de São Paulo.
Mas já em patamar internacional, as maiores Bolsa de valores atualmente, são:
- NYSE;
- NASDAQ;
- Bolsa de Tóquio;
- Bolsa de Xangai.
Entre várias outras…
Mas calma, ao decorrer deste artigo, haverá um tópico destinado especificamente para as mais prestigiadas Bolsas de valores do mundo, portanto, para que você possa ter acesso à todo nosso conteúdo, continue lendo que explicaremos tudo!
Como Funciona a Bolsa de Valores do Brasil?
A BM&F Bovespa (como você já sabe que é a atual Bolsa do Brasil), contém ações na qual muitos se interessam, no entanto, para que você possa ter acesso à elas, é necessário primeiramente seguir uma série de exigências e comandos.
Antes de mais nada, é preciso que você tenha uma conta, em alguma corretora de investimento ou até mesmo uma corretora de valores responsáveis por intermediar a compra e venda de ações da Bolsa, como:
- XP Investimentos;
- Spinelli;
- Easynvest.
Entre tantas outras,cuja escolha é feita por você.
Portanto, vamos à explicação de como tudo funciona:
- Determinada empresa anuncia a venda de suas ações, para que o dinheiro que virá, seja revertidos em projetos ou investimentos; e é nesse momento que a corporação terá um capital aberto, como já esclarecido antes.
- Quando já adicionada as ações na Bolsa, as corretoras então as ofereceram aos seus clientes, o que por sua vez, se torna o mercado primário
- A partir desse momento, haverá a relação entre investidores e ações, na qual os investidores primários podem se interessar pela venda de suas ações, acreditando que o valor pode diminuir e, outros podem comprá-la, acreditando que o seu valor possa aumentar.
- Quando essa ideia acontece, o vendedor irá anunciar à corretora qual o seu objetivo, então ela anunciará por um valor que o mesmo irá definir, caso algum investidor tiver interesse na venda da ação, será feito um pedido de compra à sua corretora.
- Portanto, se forma então o mercado secundário, quando a compra e venda da ação é efetuada.
E apesar de parecer um longo processo, tudo isso ocorre em uma fração de segundo, o que garante que o valor não sofrerá uma variação durante o processo.
Além do mais, tudo é feito através da internet, onde a agilidade e praticidade é garantida.
Ou seja, aquela sala cheia de pessoas desesperadas, com gráficos e números para todo canto que tanto vemos em filme, já é algo passado.
No conforto de sua casa, tendo acesso à ferramenta Home Broker, você pode realizar aplicações que tornaram sua conta bancária um pouco mais recheada.
Mas apesar do processo de compra e venda ser extremamente rápido, o tempo que se leva para retirar o valor das ações da conta do comprador e, adicionar à conta do vendedor, leva em média 3 dias.
As 5 Maiores Bolsa de Valores do Mundo Atualmente
Apesar da Bovespa ser um exemplo de Bolsa da valores em todo o mundo, a mesma ainda se encontra em 13º na classificação das melhores do mundo.
No entanto, apresentaremos a seguir uma lista de somente as 5 que mais se destacam.
NYSE: em primeiro lugar temos a New York Stock Exchange, a Bolsa de valores de Nova Iorque, que conta com uma média de capitalização de 19,57 trilhões de dólares. E de acordo com o horário de Brasília, o período diário de funcionamento é das 10:30 à 17:00h.
NASDAQ: ainda falando sobre as Bolsas do Estados Unidos a National Association of Securities Dealers Automated Quotations cuja tradução é Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas conta com a capitalização de cerca de 7,7 trilhões de dólares.
O que apesar de ser um valor extremamente alto, ainda é bastante inferior à NYSE. E assim como a mesma, também possui um horário de funcionamento que vai desde às 10:30 à 17:00.
Bolsa de Tóquio: agora indo para o outro lado do mundo, temos a Bolsa de Tóquio (a capital do Japão), que conta com uma média de capitalização que é de 5,06 trilhões de dólares. Já em relação a seu horário de funcionamento, o período em que atua (também sobre o horário de Brasília), é das 21:00 às 05:30 horas.
Bolsa de Xangai: ainda em meio à Ásia, agora vamos falar sobre a Bolsa e valores de Xangai, uma das principais cidades da China, que aliás, é muito influente na nossa Bolsa de valores. Com a capitalização de 4,10 trilhões de dólares, o seu horário de funcionamento aqui no Brasil, é 22:30 às 04:00 horas
LSE: e por último, temos a Bolsa de valores de Londres, a capital da Inglaterra, que ainda é uma das mais influentes de todo o continente Europeu. Sua capitalização é cerca de 3,96 trilhões de dólares. Já o seu horário de funcionamento vai desde à 4:00 até 12:30 horas no Brasil.
Mas na BM&F Bovespa só são realizadas compras e vendas de ações?
Apesar de ser uma de suas principais funções, que é ser o ponto de encontro entre compradores e vendedores de ação, a nossa Bolsa de valores, a BM&F Bovespa não tem só essa finalidade.
Por isso, reunimos aqui todos os tipos de negociação que se pode fazer na mesma, para que você tenha uma ideia mais ampla de seu funcionamento:
- Títulos de renda fixa (aplicação que possui regras e condições já definidas na hora de aplicar o dinheiro);
- Contratos Futuros de Moedas;
- Contratos Futuros de Índices;
- Opções de Ações;
- Contratos Futuros de Commodities.
Quais São os Tipos de Investimentos de Bolsa de Valores?
Quando decidimos investir, não importa o local, sempre é necessário estabelecermos um período em que desejamos receber o juros do que foi adicionado.
No entanto, para que você possa fazer a melhor escolha, é preciso primeiramente que você faça uma análise das possibilidades, visando principalmente qual é seu perfil de investidor.
Tal perfil deve ser um grande influenciador de qual investimento você irá aplicar seu dinheiro.
Dentre as opções que você pode escolher, há:
Investimento à curto prazo: nessa modalidade de investimento, só são adicionados ao mesmo, aqueles que terão um retorno de até 2 anos.
Indicado principalmente para investidores conservadores, que não querem correr o risco de ter grandes perdas.
Investimento à médio prazo: já nessa opção, só podem ser considerados os investimentos de longo prazo, aqueles que possuem uma data de vencimento que varia entre 2 e 5 anos.
Indicado principalmente para aqueles que desejam comprar algo de alto valor, como carro, casa, ou até mesmo realizar viagens.
Investimentos à longo prazo: este como você já deve ter percebido, é aquele que possui um prazo de vencimento superior à 5 anos.
Essa modalidade é a principal opção para aqueles que pretendem ter uma vida de aposentado sossegada, sem se preocupar com o dinheiro que será disponibilizado pelo governo, o que não é muito hoje no Brasil.
Quais São os Principais Perfis de Investimentos?
Lembra-se um pouco antes, quando dissemos que você deve decidir qual perfil de investidor melhor se encaixa a você , para que então decida qual investimento deve aplicar? Pois então, explicaremos todos à você.
Investidor conservador: dentre todas as diferentes classificações, o investidor mais conhecido é o conservador, conhecido principalmente por não querer correr riscos.
Ele quer uma busca rápida pelo dinheiro que tem direito, por isso encaixam-se perfeitamente em investimentos à curto prazo.
Além dessa escolha, os títulos de renda fixa sempre serão a sua melhor opção, já que possuem o valor de ganho já estabelecido na hora de aplicar.
E isso garante que o seu investimento não sofrerá com variações de preço.
Investidor moderado: essa é a verdadeira definição de meio-termo dentro do mercado de investimento.
Nessa opção, o investidor que melhor se encaixa, é aquele que procura sempre ter os melhores ganhos, mas ao mesmo tempo não está disposto à correr muitos riscos.
Ou seja, todos os riscos que ele estará disposto à correr, serão totalmente moderados, mas sempre correrá atrás de melhores rentabilidades.
Em sua carteira, ele possui investimentos tanto em renda fixa, quanto em renda variável.
Investidor arrojado: a melhor definição para este perfil de investidor, é correr grandes riscos que garantem um ganho completamente superior.
Com ele, tudo é feito de forma planejada, sem que esteja sujeito à correr riscos desnecessários.
Para esse caso, o melhor investimento à se fazer, são os de médio ou longo prazo, na qual seu capital acumulará e variará conforme a oscilação do valor das ações.
Investidor agressivo: já a última definição que temos, é referente aos investidores que visam somente os ganhos, sem analisar os possíveis riscos.
Com ele, nada é calculado, o que o torna totalmente incoerente, já que ele não analisa seus possíveis riscos.
Geralmente, este toma as decisões sem uma avaliação de alguém especialista.
O que o torna totalmente vulnerável.
Mas Porque os Preços das Ações Variam Tanto?
Se você já é familiarizado com o mercado de investimento, sabe muito bem que os valores de cada ação sofre com variações em frações de segundo, mas por que isso acontece?
Existe alguma razão pela qual o valor de uma ação pode ir de R$ 20,00 à R$ 40,00 por exemplo?
Sim! Na Bolsa de valores, como você já sabe, são realizadas as negociações de compra e venda de ações de empresas, títulos, commodities, entre diversos outros ativos.
Nessa busca por fazer seu dinheiro render, aqueles que já possuem um ativo, sempre buscará ter o melhor lucro na hora de vendê-lo.
Já aqueles que estão na busca por um, sempre avaliará todas as possibilidades do mercado, para que faça o melhor negócio, na hora de comprá-lo pelo menor valor.
E toda essa interação, é o que chamamos de “oferta e demanda”, o que consequentemente resulta na grande variação de preço de apenas uma ação.
Ou seja, nunca acabará essa variação, já que todos procuram ter o melhor lucro.
E para que você possa saber se todo o mercado de investimento está sofrendo com valorização ou desvalorização, foi desenvolvido um índice que fornece tal informação.
Tal índice na qual nos referimos, trata-se do Ibovespa.
Ele avalia com está sendo o desempenho médio das ações listadas na Bolsa de valores, a atual BM&F Bovespa.
O seu funcionamento é a partir de pontos, que por sua vez, são baseados em reais.
Ele é constituído principalmente pelas ações mais procuradas na Bolsa, que são:
-
- ITUB4: ação preferencial do Itaú Unibanco;
- VALE3: ação ordinária da Vale;
- BBDC4: ação preferencial do Bradesco;
- PETR4: ação preferencial do Petrobras.