Você alguma vez já solicitou algum cartão de credito, porém, o seu pedido não foi aprovado? A incômoda situação é bem mais comum do que pensamos, e isto, devido as mais variadas razões.
Dentre todas as essas razões, com certeza uma das quais mais se destacam é o fato de você provavelmente estar com a sua pontuação de score baixa, que por sua vez, é algo que atinge milhares de pessoas.
Mas então por essa razão, as pessoas que não tem um score alto, não podem ter um cartão de crédito? Se depender da maioria das instituições tradicionais ,não, porém, hoje o mercado financeiro é constituído por milhares de outras opções.
Portanto, se você deseja obter mais informações detalhadas a respeito, sugerimos que você continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo tem a oferecer.
O que faz uma pessoal ter Score Baixo
Conforme ressaltamos anteriormente, grande parte das pessoas possuem uma baixa pontuação de score.
Mas você sabe a razão?
Previamente, é interessante ressaltarmos do que uma pontuação de score de crédito significa.
O termo em questão se refere à pontuação que tem como objetivo, efetuar uma análise do quão bom pagador você é, variando portanto, de 0 à 1.000.
A pontuação é dividida entre três níveis diferentes, sendo eles:
- De o à 300: altas chances de estar inadimplente, dificilmente ser aceito em créditos.
- de 301 à 700: medianas chances de estar inadimplente, aceito com mais facilidade em créditos;
- 701 à 1.000: baixas chances de estar inadimplente, portanto, muito facilmente é aceito em créditos.
A pontuação em questão, é definida a partir de uma análise de seu histórico financeiro (dos últimos 12 meses), avaliando questões como pagamento de contas, valores, remuneração e muito mais.
Portanto, o que fazer uma pessoa ter score baixo, é ter um ruim histórico financeiro.
Mas o que seria um ruim histórico financeiro?
O mesmo basicamente pode consistir em pagamentos atrasados, dívidas acumuladas, má relacionamento com suas instituições e muito mais.
Quanto tempo demora pra aumentar o Score
Aumentar a sua pontuação de score de crédito com certeza é algo que requer tempo e paciência.
Mas você já se perguntou, quanto seria este tempo?
Uma pontuação que varia de 0 à 1.000 com certeza levará um tempo para atingir um alto patamar.
Entretanto, é fundamental deixarmos claro que o Score de crédito é comportamental.
Ou seja, se você ficou devendo uma dívida por 5 anos e deixou prescrever, por algum tempo será considerada esta informação para a pontuação do Score de crédito.
Outro detalhe importantíssimo de ressaltar, é que o seu cadastro desatualizado no CDL, no banco de dados do Serasa ou também na Boa Vista Consumidor, pode acabar atrasando ainda mais o crescimento do seu Score de Crédito.
Para concluirmos com a nossa explicação a respeito, é interessante ressaltarmos que a solicitação constante de crédito, como principalmente os cartões, faz com que este processo seja ainda mais lento.
Como aumentar o Score
Visto agora, questões que podem influenciar na lentidão para o aumento de sua pontuação de score, confira a seguir dicas que podem ajudar você a aumentá-lo mais rapidamente.
Dica 1- Tenha um nome limpo
Com certeza a dica mais importante para você que deseja fazer com que a sua pontuação de score aumente, é ter um nome limpo, o que basicamente significa não ter pagamentos de dívidas pendentes em seu nome.
Para lhe auxiliar nesta questão, você pode conferir um desses diversos feirões limpa nome que o Serasa Consumidor oferece.
Em alguns casos, você consegue quitar todo o valor de sua dívida apenas com R$ 100,00, independente do valor original que tenha.
Dica 2- Movimente o seu CPF
Mesmo que seja fundamental ter o nome limpo, ainda assim é importante que você movimente o seu CPF.
O termo em questão basicamente significa que você deve ter cartões, deve solicitar créditos, possuir contas e tudo mais.
É literalmente ter uma movimentação financeira.
Assim, será perceptível que você sabe lidar bem com o dinheiro sem gerar qualquer outra dívida.
Dica 3- Faça conta a prazo
Uma maneira interessante de constar que você está movimentando a sua renda, é efetuando compras a prazo.
Ou seja, ao invés de optar por pagamentos a vista ou no débito que não realizam qualquer registro em seu histórico financeiro, opte por dividir as suas dívidas em diversas parcelas.
Mas claro, atente-se aos juros que serão aplicados, até porque, você não pode sair no prejuízo.
Dica 4- Seja disciplinado
Para que você possa construir um favorável histórico financeiro, é fundamental que você efetue o pagamento de seus dívidas dentro do prazo.
Com isto, ficará claro que você é uma pessoa disciplinada com sua renda, dívidas e obrigações.
Dica 5- Tenha dados atualizados
Para concluir com a nossa lista de dicas para aumentar a pontuação de score, resta-nos dizermos que é importante que sempre que possível, você atualize os seus dados na instituições no qual você possui alguma conta.
Os dados em questão vão desde o seu nome, até endereço, número de telefone, idade, valor da remuneração mensal, entre outros detalhes.
Como conseguir um cartão de crédito mesmo com Score Baixo
A melhor forma que há de você conquistar um bom cartão de crédito mesmo estando com uma baixa pontuação de score, é pesquisando.
Conforme ressaltamos anteriormente, o mercado financeiro atual é constituído por diversas instituições, que vão muito além das tradicionais.
Dentre tantas, estão as instituições financeiras digitais, conhecidas por serem mais flexíveis com seus consumidores, ou seja, disponibilizam cartões de crédito mesmo para as pessoas que não possuem uma alta pontuação de score de crédito.
Confira algumas sugestões a seguir:
Cartão 1- Cartão de crédito Neon
O primeiro cartão é de uma grande instituição digital, que por sua vez, oferece um crédito que além de não contar com a tão temida taxa de anuidade, também não há exigência de renda mínima e pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo.
Cartão 2- Cartão de crédito Next
Com a bandeira Visa, o cartão de crédito em questão também pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo.
Saques, pagamento de contas, programa de fidelidade, entre outras funções, são acessadas e controlados por meio do aplicativo da instituição.
Cartão 3- Cartão de crédito Inter
O cartão que é livre da taxa de anuidade, requer uma renda mínima equivalente à um salário mínimo.
Dentre todos os seus benefícios, podemos destacar que o consumidor ao adquiri-lo, logo é inserido em um programa de acúmulo de pontos e cashback.