Você sabe como investir em ouro? Sabe como esse mesmo processo funciona? Ou então, sabe quais são as principais coisas que você deve saber, antes de investir em ouro?
Saber responder de forma correta, essas mesmas questões, pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente para as pessoas que não apresentam conhecimento sobre esse assunto.
Por esse ser um assunto, que gera uma grande quantidade de dúvidas, neste artigo você terá acesso a certas informações sobre esse tema.
Para que assim, você possa encontrar a resposta correta para a maior parte das suas perguntas, tudo isso de forma organizada .
Informações Sobre Como Investir em Ouro
A seguir, neste mesmo artigo você terá acesso as melhores e principais informações que estão relacionadas e que compõem esse assunto tão falado: investimentos em ouro.
Você terá acesso, a informações como:
- O que é um investimento em ouro;
- Como realizar um investimento em ouro;
- Como um investimento em ouro funciona;
- Algumas dicas, para que você possa realizar esse investimento de forma correta e de forma rápida;
- quais são as principais vantagens e desvantagens que realizar um investimento em ouro apresenta;
Portanto, se você é uma das milhares de pessoas, que apresentam interesse em conhecer e entender melhor esse tipo de investimento e as suas principais informações, saiba que você está no lugar certo.
O Que é e Como Funciona um Investimento em Ouro?
De uma forma bem resumida, os investimentos em ouro, são basicamente a melhor forma e a mais fácil, para investir em ouro em todo o Brasil.
O seu funcionamento, segue da mesma lógica que é usada nos investimentos em ações, em algum tipo de renda fixa ou também em multimercados, como se fosse uma espécie de condomínio.
Se você for participar desse processo, como um investidor, você adquire cotas no fundo, que são proporcionadas de acordo com qual foi o valor investido.
De forma contrapartida, o gestor funciona como uma espécie de síndico e é o principal responsável pela composição que os ativos apresentam.
O que muitas pessoas não sabem, é que cada tipo de fundo deve seguir um regimento que é específico e os fundos de investimentos em ouro, não são diferentes.
Os mesmos, ficam obrigados em realizar investimentos em ouro, seja tanto em contratos futuros, quanto de forma à vista na bolsa de valores.
E certos fundos, não são apenas atrelados a rentabilidade dos investimentos em ouro, mas também atrelados a rentabilidade que o dólar apresenta.
Dessa forma, os investimentos em ouro, que já apresentam uma boa proteção, podem apresentam uma proteção que é duplicada.
Uma das principais coisas que um investidor deve ter em mente, antes mesmo de realizar um investimento em ouro , é o seguinte:
O principal objetivo desse tipo de investimento, não é de forma necessária garantir com que o cotista apresente acesso ao maior retorno.
Mas sim, investir em ouro poderá ser usado como uma forma de se proteger.
E por fim, uma coisa que é muito importante ressaltar, é que ao realizar esse investimento, o investidor estará exposto a variação em relação ao preço que o ouro pode sofrer, no mercado internacional.
Sem apresentar, grandes interferências por parte da gestão desse mesmo fundo.
Como Funciona o Mercado de Compra e Venda de Ouro?
Uma das coisas, que é de extrema importância você lembrar, é que como o processo de venda e de compra de ouro irá funcionar, dependerá de qual mercado você escolher.
Existem algumas formas que são de certa forma, mais tradicionais que são as seguintes:
- Investindo diretamente pela bolsa de valores;
- Os investimentos em fundos de investimento em ouro;
- Investimentos em barras de ouro físicas;
Uma coisa que muitos não sabem, é que outras modalidades como por exemplo investimentos em joias, não são muito recomendadas pela falta de segurança e principalmente pela liquidez que essas operações apresentam.
De uma forma geral e bem resumida, a lógica usada nos investimentos em ouro, são basicamente as mesmas usadas para todo e qualquer outro tipo de ativo, que é a seguinte:
Assim que a procura cresce, o seu preço também cresce e quando a sua procura diminuí, o seu preço acompanha esse processo e também é reduzido.
Ou seja, a oscilação que o preço do ouro sofre, está relacionada a macro- eventos, que podem afetar o mundo, como um todo.
Qual é o Código Que o Ouro Recebe na Bolsa?
Para as pessoas que apresentam interesse em realizar um investimento, diretamente com a bolsa de valores brasileira (ou também chamada de B3), o código para negociação de ouro são os seguintes:
- OZ1D: lote padrão de 250 gramas;
- OZ2D: lote fracionário de 10 gramas;
Mas, uma informação que deve ser ressaltada, é que não são todas as corretoras que permitem com que você realize um investimento, de forma direta ao Home Broker.
É válido lembrar também, que ao realizar esse tipo de investimento, você não estará negociando em barras de ouro propriamente ditas, mas sim, a contratos que fazem com que você tenha acesso a elas.
Além de que, ter o conhecimento básico sobre esses mesmos códigos, são de extrema importância uma vez que será por meio deles que as negociações serão realizadas.
Como Realizar a Compra de Ouro Pela Bolsa de Valores?
Como já havíamos dito, existem duas possibilidades de de realizar a compra de ouro pela bolsa, que são: por meio de contratos futuros ou com fundos de investimento.
Veja a seguir, o passo a passo para que você possa realizar a compra de ouro pela bolsa de valores:
Primeiro Passo: Abrir Uma Conta na Bolsa de Valores
As corretoras de valores, são basicamente empresas que estão credenciadas junto com a bolsa de valores brasileira, para que as mesmas possam se conectar ao mercado financeiro.
E para que você possa realizar a compra de ouro, pela bolsa de valores você deverá abrir uma conta em uma dessas corretoras de valores.
Mas não se esqueça, de conferir a taxa de juros e quais são os serviços oferecidos por cada uma, quando você for realizar a escolha de uma.
Segundo Passo: Tenha Conhecimento Sobre o Home Broker
Se você tem em mente, realizar a compra de ouro pela bolsa de valores brasileira, a principal coisa que você deve saber, é como funciona o Home Broker, pelo simples fato de que será por ele, que esse processo de negociação irá acontecer.
além de que, é de extrema importância você saber e entender como a venda e compra de ouro funciona na prática.
Portanto, é sempre válido lembrar também que para que você possa ter conhecimento sobre o Home Broker, você deve pesquisar muito sobre o mesmo.
Desde o que o mesmo é e como ele funciona, até como investir nele e quais são as suas principais características.
Terceiro Passo: Para Curto Prazo, Tente Analisar o Mercado Futuro
O processo de compra de ouro na bolsa de valores como um ativo financeiro e por meio de contratos que são futuros, são indicados para as pessoas que já apresentam conhecimento sobre como investir na renda variável.
Se você se encaixa nesse caso que foi mostrado acima e você também apresenta interesse em realizar a compra de ouro, a única coisa que você deve fazer, é abrir o seu Home Broker e digitar assim, o respectivo código.
Assim, as ordens tanto de compra, quanto de venda irão aparecer na tela e você poderá tomar a decisão que mais se encaixa para você e para os seus objetivos e necessidades.
A longo prazo, as melhores opções para realizar um investimento em ouro na bolsa de valores, são os fundos de investimento.
Quarto Passo: Para Longo Prazo, Confira os Fundos de Investimentos
Se você apresenta interesse em realizar a compra de ouro, em longo prazo, com foco em ser uma espécie de proteção para a sua carteira, as melhores opções, são os fundos de investimentos em ouro.
Essa é a opção mais fácil e também mais prática, pelo simples fato de que com a mesma, você não precisa lidar com a burocracia.
Isso pois, você só precisa escolher escolher qual será o fundo de investimento em que você irá realizar o seu investimento em ouro em sua corretora de valores e realizar a aplicação de início.
Uma das maiores e principais vantagens que realizar um investimento em ouro, é que você pode terceirizar a gestão do ativo que foi investido.
Direcionando assim, para um gestor especializado nesse mesmo assunto, o que faz com que os riscos que essa operação pode apresentar, sejam de certa forma, muito menores.
Por Que Realizar a Compra de Ouro na Bolsa de Valores, é Uma Boa Ideia?
Como já havíamos dito anteriormente, realizar um investimento em ouro, é uma alternativa para que você possa proteger a sua carteira.
mas proteger do que, você deve estar se perguntando, certo? Bem, o ouro pode proteger a sua carteira em certos momentos de crise no mercado financeiro.
O mesmo, funciona como uma espécie de reserva de valor, pois assim que a aversão a risco, tende a aumentar entre os investidores, ele costuma ser muito procurado.
Isso pois, as chances de o mesmo perder o seu valor ou até mesmo tenha a sua liquidez reduzida, são bem menores.
Tudo isso, acontece pelo simples fato de que o ouro é escasso e também é considerado um ativo real.
Que serve como uma reserva em dinheiro para toda e qualquer grande economia que acontece no planeta.
E é por esse mesmo motivo, que o ouro é usado junto com o dólar como uma proteção, para os investidores que apresentam foco em longo prazo.
Quais São as Principais Vantagens e Desvantagem de Investir em Ouro?
Agora que você já teve acesso as principais informações sobre como investir em ouro, você pode ter acesso em quais são as vantagens e desvantagens do mesmo.
Em primeiro lugar, é de extrema importância você saber que em todo e qualquer tipo de investimento em ouro, o seu preço pode oscilar muito.
Vantagens:
A seguir, você terá acesso a quais são as principais vantagens que estão relacionadas com investimentos em ouro:
- É provado em um certo tempo, como uma espécie de reserva de valor;
- O preço pode aumentar, em meio as crises que acontecem;
- Funciona como uma reserva de valor;
- Oferece recursos, que estão relacionados com as oscilações que o mercado apresenta;
Desvantagens:
Da mesma forma que foram mostradas as vantagens, a seguir você terá acesso a quais são as principais desvantagens sobre esse tema:
- O seu preço é volátil;
- A sua cotação, muitas das vezes são afetadas por eventos macro- econômicos, na qual os investidores não apresenta controle;
- Ele não gera uma renda passiva;
- O mesmo não apresenta crescimento exponencial;
- O seu preço caí, quando o mercado está otimista com os ativos que são geradores de renda;
O Investimento em Ouro é um Investimento de Médio, Curto ou Longo Prazo?
A resposta para essa questão, irá depender de qual é o seu perfil de investidor e em qual tipo de investimento você irá investir.
Mas, quando o assunto é o investimento em ouro, pelo simples fato de que o mesmo é visto como um tipo de proteção para a sua carteira.
O mesmo deve ser interpretado, como um investimento de longo prazo e também de caráter quase permanente.
Ou seja, por ele ser visto como uma espécie de proteção, não faria sentido ele ser realizado em um curto prazo, certo?
E é de extrema importância, lembrar que esse tipo de investimento não é recomendado para as seguintes pessoas:
- Para as que acreditam que o ouro irão deixar elas ricas;
- Para as pessoas, que estão de olho em investimentos a curto prazo;
Bem, agora que você já teve acesso as melhores e principais informações que estão relacionadas com esse mesmo assunto, você pode analisar o mesmo.
E assim, você poderá ter conhecimento se o mesmo é uma boa escolha para você.
Além de poder observar, se ele também está de acordo com os seus principais objetivos e também as suas necessidades.