Como Investir no Tesouro Direto – 【Saiba Tudo】

Você sabe o que é o tesouro direto? Sabe como o mesmo funciona? Ou então, sabe qual a maneira correta de investir no mesmo?

Bom, essas são algumas das principais duvidas que são feitas com muita frequência, geralmente pelas pessoas que estão a procura de um tipo de investimento, para poder investir. E nós do Notícias Aqui vamos falar tudo para você sobre como Investir no Tesouro Direto de maneira sábia.

Por esse ser um assunto, que gera uma grande quantidade de duvidas, neste artigo você terá acesso a informações que vão te ajudar a encontrar a resposta para essas mesmas questões.

Para que possamos explicar tudo de forma explícita e principalmente, cada um das informações sobre o assunto, será apresentado em parágrafos separados, pois assim, as informações não poderão se misturar.

Informações Sobre o Tesouro Direto

Bom, como muitas pessoas apresentam grandes duvidas, relacionadas com o tesouro direto.

Por esse motivo, neste artigo você irá encontrar a resposta para a maior parte dessas duvidas.

Algumas das informações que serão encontradas aqui, são as seguintes:

  • O que é o tesouro direto?;
  • Como o tesouro direto funciona?;
  • Como investir no tesouro direto?;
  • Qual a rentabilidade que ele apresenta?;
  • Quais são os tipos de tesouro diretos que existem?;
  • Entre algumas outras!

Portanto, se você apresenta alguma das duvidas que foram mostradas e citadas a cima, continue lendo esse artigo, pois você encontrará a resposta para elas de forma explícita.

O Que é Tesouro Direto e Como o Mesmo Funciona?

Bom, de uma forma bem resumida, o tesouro direto é um título de investimento público de renda fixa.

Na maioria das vezes, ele é emitido pelo Tesouro Nacional, que é basicamente um órgão que pertence ao governo federal.

Esse processo também é realizado, juntamente com a secretária do tesouro nacional(STN), que é a responsável por tomar conta do tesouro direto.

Então, toda e qualquer pessoa pode realizar um “empréstimo” de dinheiro para o governo, através do investimento realizado no tesouro direto.

Esse tipo de investimento, pode apresentar a sua remuneração das seguintes formas: pré- fixada, pós- fixada ou também híbrida.

Bom, então é possível concluir que o tesouro direto funciona da seguinte maneira:

Você realiza um empréstimo para uma instituição bancária e em troca disso, você recebe uma certa rentabilidade, que pode variar muito, de acordo com será o tipo de investimento de tesouro direto que você irá realizar.

O Que São as Remunerações: Híbrida, Pós-Fixada e Pré-Fixada?

Bom, pode existir o caso de você já ter escutado as seguintes expressões: investimentos com remuneração pré- fixada, pós- fixada ou híbrida.

Mas você sabe o que cada um desses tipos de remunerações significam? Bom, se a sua resposta for não, não se preocupe, pois você verá a seguir o que cada um desses termos significa.

Títulos Pré-Fixados

Bom, os títulos que são pré- fixados, são basicamente aqueles em que é possível saber qual será o valor da rentabilidade, no exato momento em que realiza a aplicação.

Ou seja, assim que você realiza a aplicação em algum tipo de investimento, e o mesmo é pré- fixado, significa que você poderá saber quanto será o valor da rentabilidade, assim que realizar esse mesmo processo.

Um exemplo de investimento, que pode ser classificado como um título pré- fixado, é o CDB( Certificado de Depósito Bancário).

O mesmo também é um tipo de empréstimo, que você realiza para ajudar empresas a realizar serviços, dentro de si mesmo e depois esse mesmo valor é pago para você, com acréscimo de uma pequena taxa de juros.

Títulos Pós-Fixados

De forma diferente dos títulos pré- fixados, os títulos que são pós- fixados, não é possível saber quanto será o valor da sua rentabilidade.

Uma coisa que muitos não sabem, é que essa opção é muito mais conservadora e mais defensivos do que a opção que foi mostrada a cima.

Um exemplo de investimento, que pode ser usado para explicar melhor, é o CDI( Certificado de Depósito Interbancário).

Ele é basicamente um tipo de empréstimo, que é realizado de banco para banco, para que ambos possam ser qualificados e que um deles, possam realizar serviços, sem precisar pegar dinheiro emprestado dos seus clientes.

Títulos Híbridos

Bom, de uma forma bem resumida, o título híbrido é basicamente uma das melhores formas para que você possa se blindar de uma certa inflação e poder obter bons resultados em seus investimentos.

Fazendo assim, com que a pessoa que for realizar o investimento, tenha uma certa garantia sobre o aumento em relação as compras que o mesmo pode realizar.

Além de já apresentar a valorização do real(moeda que é usada no Brasil) já definida.

Quais São os Tipos de Títulos Que o Tesouro Direto Apresenta?

Uma das principais coisas que você deve ter conhecimento, antes mesmo de poder investir no tesouro direto, é quais são os tipos que o mesmo tem.

Se você não sabe, veja só a seguir quais são os tipos de títulos que o tesouro direto apresenta:

  • Tesouro pré- fixado( que já foi explicado no parágrafo a cima);
  • Tesouro atrelado a inflação: esses são classificados como híbridos.
  • O Tesouro indexado à taxa do Selic: esse é um dos investimentos mais conhecidos do tesouro direto, principalmente pela flexibilidade que o mesmo apresenta;

Bom, escolher qual o melhor, pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece, isso pois existem muitas coisas que devem ser analisadas, como por exemplo:

  • Qual a taxa de juros de cada uma das opções;
  • Qual será melhor para o seu investimento;
  • Tente escolher um que seja a longo prazo, pois esses apresentam maior qualidade;
  • Encontre qual o seu perfil de investidor;
  • Entre muitas outras coisas, devem ser avaliadas e analisadas antes mesmo de você poder realizar todo e qualquer tipo de investimento, tanto o tesouro direto, quanto qualquer outro.

Como Investir da Forma Correta no Tesouro Direto?

Bom, agora chegamos na principal parte desse artigo, que é como realizar um investimento de forma correta pelo tesouro direto.

Bem, logo após você ter realizado a escolha de qual será o tipo de investimento que você irá realizar, você deverá seguir os seguintes passos:

1 – Abra Sua Conta

bom, o primeiro passo, é você realizar a abertura da sua conta, para que possa ser feito o empréstimo. Essa conta deve ser aberta em uma corretora de valores. Para fazer isso, você precisa somente inserir algumas informações pessoais. Depois, você só precisará realizar o envio do dinheiro.

2 – Entre na Sua Conta

você deverá ter acesso constante em sua conta, pois é na mesma em que você pode ter controle do que é gasto, do que comprado e se a transição foi realmente realizada e se foi realizada da forma correta.

3 – Conheça o Perfil do Investidor

bom, antes mesmo de você realizar o envio do dinheiro, você tem o dever de analisar bem o perfil do investidor que estará recebendo o dinheiro, pois assim, você poderá ter conhecimento sobre o mesmo e ainda ter garantia de que isso não é uma fraude e que você não está sendo roubado.

4 – Invista

bom, o ultimo passo para poder investir, é simplesmente investir. Bem, depois de ter feito todos os passos que foram ditos a cima, você deverá realizar e finalizar a transição.

Conclusão Sobre Como Investir no Tesouro Direto

Bem, agora que você já tem o conhecimento sobre o que deve ser feito para que você possa realizar um investimento de boa qualidade, você pode fazer o mesmo.

Pois temos certeza de que ao realizar o mesmo, você estará ajudando algum outro investidor ou até mesmo uma empresa que precisa do dinheiro para poder realizar algum tipo de serviço.

Além de que realizar um investimento, não trás apenas vantagens para a pessoa e/ ou empresa que receber o dinheiro.

Quais São as Vantagens e as Desvantagens de Investir no Tesouro Direto?

Bom, da mesma forma que tudo que compramos ou fazemos apresenta as suas vantagens e desvantagens, realizar um investimento em tesouro direto, também apresenta.

Portanto, se você quiser saber quais são essas vantagens e desvantagens, continue lendo esse artigo, pois iremos lhe dar essas informações:

Vantagens

Bem, investir no tesouro direto, sempre é muito vantajoso.

Facilidade

bom, investir no Tesouro direto é muito simples e fácil, pois a única coisa que você deve ter, é acesso a internet e uma conta em uma instituição financeira.

Além de que todos os títulos que estão disponíveis no site do mesmo, sofrem alterações, tornando- os assim, melhores para que você possa ter uma boa experiência.

Risco e Segurança

Pelo motivo de que o tesouro direto ser um investimento emitido pelo governo, o mesmo não apresenta muitos riscos.

Além de que a possibilidade de ocorrer a quebra do estado, é muito baixa, sendo até mais baixas do que as de outras instituições financeiras.

Podendo confirmar, que o tesouro direto é de certa forma mais confiável do que outros tipos de investimento, como por exemplo a poupança.

Liquidez Diária

Uma das maiores vantagens de realizar um investimento no tesouro diário, é que o mesmo apresenta a sua liquidez diária.

Mas se você não sabe o que é a liquidez diária, ela basicamente permite com que você possa realizar o investimento quando quiser, sem precisar agendar um horário para isso.

Acessibilidade

Esse tipo de investimento, é recomendado para as pessoas que estão começando a investir e para aquelas que não apresentam conhecimento sobre os mesmos.

Fazendo assim com que, não apenas as pessoas que já trabalham com isso a muito tempo, possam gerar lucro e sim todas as pessoas.

Desvantagens

Agora você poderá ver algumas das principais coisas que fazem com que o tesouro direto perca um pouco de clientes:

Taxas e Tributos

Da mesma forma que muitos outros tipos de investimentos, o tesouro direto também apresenta os seus custos e nesse caso, são as taxas e os impostos.

Mas tudo depende de qual foi o valor investido e qual foi o prazo de aplicação, pois eles podem tomar parte dos seus ganhos ou até mesmo dos seus gastos.

Risco de Venda Presente no Mercado

Bom, uma coisa que muitos não tem conhecimento, é que a rentabilidade que um investimento pode apresentar, depende muito se você manteve o seu título, até o seu prazo de vencimento.

De outra forma, caso você tenha que realizar uma venda antecipada, ou seja antes do prazo, você corre o risco de receber muito menos do que você investiu.

Isso pois os valores que estão presentes no mercado, mudam de acordo com s oscilações realizadas nas taxas de juros básicas.

Ou seja, é possível concluir que assim que a taxa da Selic aumenta, o preço que os papéis apresenta, tendem a diminuir.

Nesse mesmo cenário, esses papéis apresentam os seus valores muito menores do que o valor que foi pago por você e quando você realiza a venda dos mesmos, pode acontecer de você apresentar perdas em relação ao seu capital.

Mas o que muitos não sabem, é que o contrário também pode acontecer, ou seja, caso a taxa da Selic esteja em queda, você consegue realizar a venda dos seus títulos, por um valor maior do que você pagou.

E é por isso, que você deve sempre ficar atento as variações que o mercado pode ter, não somente para saber por quanto vender os seus títulos, mas para saber também quanto você iria receber se realizasse a venda de um certo título.

Dicas Para que Você Possa Ter um Maior Rendimento Investindo no Tesouro Direto

Bom, como já deu para perceber, o principal objetivo do tesouro direto, é poder oferecer aos seus clientes o maior e melhor rendimento possível.

Mas, caso você não saiba como ter o mesmo, veja a seguir algumas dicas, para que você possa ter esse melhor e maior rendimento:

    • Corretora: você realizar todo o processo do empréstimo em uma corretora de confiança, é uma das principais coisas, uma vez que será com a mesma que você criará um bom perfil de investidor.
    • Aplicações: tente realizar aplicações mensais, pois assim você consegue investir e lucrar ao mesmo tempo.
    • Diversidade: ter diversidade em relação a sua carteira de ativos,pode ser muito importante, uma vez que se tiver diversidade, você não ficará preso em somente um tipo de investimento.
    • Invista a longo prazo: tente realizar investimentos a longo prazo, pois os mesmos, são os que apresentam uma maior e melhor qualidade.
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários