Você já ouviu falar no tesouro direto Selic? Sabe o que ele é? Sabe como o mesmo funciona? Ou então, sabe como realizar um investimento no mesmo? Nós do noticiasaqui.org preparamos este maravilhoso artigo para você saber mais.
Responder essas perguntas, de forma correta, pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente para as pessoas que não apresentam conhecimento sobre o mesmo assunto.
Por esse ser um assunto, que aborda um tema que gera muitas dúvidas, em uma grande quantidade de pessoas, neste artigo você terá acesso a algumas informações sobre o mesmo.
E será com as mesmas, que você irá conseguir encontrar a resposta certa para a maior parte das suas questões, tudo isso de forma organizada e em primeiro lugar, de forma explícita e explicativa.
Informações Sobre o Tesouro Direto Selic
A seguir, será possível você encontrar as principais e melhores informações, que estão de alguma forma relacionadas e que também compõem esse assunto tão falado entre os investidores: o tesouro direto Selic.
Algumas das informações, que poderão ser encontradas aqui, são as seguintes:
- O que é o tesouro direto Selic;
- Como o tesouro direto Selic funciona;
- Como funciona o simulador de tesouro direto Selic;
- Quais são as principais vantagens e desvantagens de realizar um investimento em algum tesouro direto qualquer;
- Qual é a rentabilidade do mesmo;
- Qual a sua liquidez;
- Entre algumas outras!
Portanto, se você é uma das pessoas que apresentam interesse em conhecer e entender melhor o que são cada uma das informações que foram citadas a cima, saiba que você está no lugar certo.
O Que é o Tesouro Direto Selic?
Em primeiro lugar, você deve ter em mente que o principal objetivo do tesouro direto Selic, é poder fazer com que todo e qualquer investidor público, possa ter o direito de realizar um investimento.
Ele consiste basicamente, em um título pós- fixado que é emitido pelo Tesouro Nacional, juntamente com a sua secretária.
Na prática, ele funciona como uma especie de empréstimo, que é realizado para o governo federal, por algum tempo.
E como forma de retorno, você recebe uma certa taxa de juros, que serve como a sua rentabilidade.
O capital que é investido no tesouro direto Selic, na maior parte das vezes é usado pelo governo, para que possam ser realizadas atividades em relação ao desenvolvimento do mesmo.
Como por exemplo: em relação a educação, em relação a saúde, em relação a infraestrutura, entre muitos outros.
Ele é conhecido, por apresentar um fluxo de investimento, que de certa forma é simples.
Ou seja, isso quer dizer que esse processo de investimentos, consiste em basicamente em uma aplicação e um resgate.
O que significa, que você poderá fazer o seu dinheiro render, mesmo apresentando pouca experiência no mercado de finanças.
Além de apresentar, uma baixa votabilidade.
Fazendo assim, com que o quanto você investiu, seja corrigido pela variação de taxa básica de juros brasileira( taxa selic).
Geralmente, os títulos de tesouro direto podem apresentar grandes variações, fazendo assim com que o investidor possa ganhar mais ou até mesmo ganhar mais.
Mas, com o título do selic, essa variação é muito baixa, fazendo assim com que seja muito previsível.
Assim, se você acatar antes mesmo da data de vencimento, as chances de você perder a maior parte do seu dinheiro, é muito baixa.
Características do Tesouro Direto Selic
existem algumas coisas, que fazem com que o tesouro direto selic, possa ser caracterizado da maneira que ele é.
Algumas dessas principais coisas, são as seguintes:
- Ele é indicado, principalmente para os investidores que apresentam o seu perfil de investidor como conservado.
- O mesmo apresenta baixos riscos e grande liquidez, fazendo assim, com que seja muito procurado por todos.
- apresenta fluxo simples, o que quer dizer que o mesmo pode ser realizado e resgatado, a partir de sites das corretoras de valores.
- A sua rentabilidade, é e sempre será positiva.
Como Funciona o Tesouro Direto Selic?
Realizar um investimento em tesouro direto, pode ser uma tarefa muito fácil e simples, pelo fato de que ele é ofertado sobre apenas um título.
Uma coisa que muitos não sabem, é que nos demais títulos do tesouro direto costumam apresentar varias opções de vencimentos e de recebimentos também.
O que faz com que, você possa somente investir em tesouro selic, se você tiver conhecimento das informações que compõem o mesmo.
É comum, com que esses tipos de investimentos, aconteçam com o período de cinco anos e depois que esse tempo passar, você tem as seguintes opções:
- Realizar o resgate do valor que foi investido;
- Realizar um novo investimento, em algum outro título;
Além de que, você deve ter entendimento sobre as seguintes informações:
- Ele é feito, para que todo e qualquer investidor público possa ter o direito de realizar um investimento.
- A sua aplicação inicial, corresponde a 0,01 do valor total que o seu investimento apresenta, ou seja menos de R$ 120,00.
- O preço do selic, recebe variações de forma constante e diária, portanto ao clicar aqui, você pode ter acesso a quanto ele vale no dia de hoje.
Rentabilidade do Tesouro Direto Selic
A rentabilidade do tesouro direto selic, pode sofrer alterações e variações a cada quarenta e cinco dias.
Isso pelo fato de que a taxa do Selic é definida nesse mesmo período, com o auxilio do Copom( que é basicamente o Comitê de Política Monetária).
O mesmo, é o órgão que é responsável por definir qual será a taxa de juros do nosso país.
De uma forma geral, se a taxa básica de juros desse tipo de investimento aumenta, a sua rentabilidade acompanha esse processo e também cresce.
O que muitos não sabem, é que a taxa selic é dividida em duas partes, que são:
- Taxa meta;
- Taxa over;
Onde cada uma, apresenta serviços e características que podem ser consideradas, muito diferentes uma das outras.
Liquidez do Tesouro Direto Selic
O tesouro direto, apresenta a sua liquidez equivalente a D+1.
Assim que você realizou a solicitação do seu tesouro direto selic, irá levar em torno de um dia, até que o dinheiro caia em sua conta e o mesmo, estará disponível para realizar saques.
Taxas e Custos
Uma coisa que é de extrema importância você ter conhecimento, é que o tesouro direto selic, está sujeito a receber cobranças de impostos e também taxas.
O mesmo, incide apenas a cima de rendimentos.
Outra informação que é imposte, você ter conhecimento é que a sua alíquota diminuí de forma diária, até que chegue no dia 30° de aplicação, que será o dia em que a mesma irá zerar.
O que é possível concluir, que se você realizar a solicitação do seu resgate nesse mesmo período, você deverá realizar o pagamento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
O mesmo também, está sujeito à cobrança de taxa de custódia, onde a mesma é de responsabilidade completa da bolsa de valores brasileira.
Mas, a principal coisa sobre as taxas e sobre os custos, que você deve ter em mente, é que assim que o resgate estiver acontecendo, o valor que você irá receber, já estará corrigido pela forma líquida.
Fazendo assim, com que os impostos fiquem retidos de forma direta na fonte.
Além de que a bolsa de valores brasileira, realiza a cobrança das taxas de custódia de forma automática, assim, não é preciso você ficar realizando cálculos em relação a mesma.
O Que é e Como Funciona o Simulador do Tesouro Direto?
O simulador de tesouro direto selic, é e funciona da mesma forma que os simuladores para outros tipos de títulos que o tesouro direto apresenta.
Nele, é possível você realizar a comparação de dois títulos diferentes e assim, o mesmo irá mostrar pra você, qual seria mais vantajoso para você.
Portanto, se você é uma das pessoas que apresenta a mesma dúvida e não tem certeza de que quer realizar esse investimento, por medo de não conseguir lucros, realizar uma simulação, é a melhor opção para você.
A seguir, vamos deixar algumas opções de simuladores que realizam os processos de forma rápida e fácil e em primeiro lugar, que são confiáveis.
Para que assim, você possa escolher um dos mesmos e realizar essa simulação:
- No site oficial do tesouro direto, clicando aqui.
- No site oficial do Banco do Brasil, clicando aqui.
- Nesse site, eles trabalham com todo tipo de simulação, você pode acessar o mesmo clicando aqui.
- No site Rico, você pode acessar o mesmo, clicando aqui.
Agora que você já teve acesso aos melhores e principais sites, que permitem com que os seus usuários realizam simulações, você pode escolher algum deles e realizar a sua simulação.
Quais São as Vantagens e Desvantagens de Investir no Tesouro Direto?
A seguir, você terá acesso a quais são as principais vantagens e quais são as principais desvantagens que realizar um investimento em um título qualquer do tesouro direto apresenta.
Para que assim, você possa realizar uma analise e assim ver se realizar o mesmo será uma boa opção para você.
Veja só a seguir:
Vantagens
A seguir, vamos te mostrar quais são as principais vantagens de realizar um investimento em qualquer título do tesouro direto:
Facilidade: para que você possa investir em tesouro direto, não é preciso muito, somente ter acesso a internet e também ter uma conta em alguma corretora de valores.
Risco: realizar um investimento em tesouro direto, apresenta riscos muito baixos, que estão relacionados com tudo, fazendo assim, com que o mesmo seja uma das melhores opções.
Segurança: pelo simples fato de você estar sendo auxiliado por uma corretora de valores, faz com que esse processo seja muito seguro.
Liquidez: o mesmo apresenta liquidez diária, fazendo assim com que as chances de vender ele, sejam muitas e de forma muito fácil.
Acessibilidade: ele faz com que todo e qualquer tipo de investidor, possa realizar um investimento, tanto os que já sabem como fazer isso e que são grandes no mercado, quanto os que não apresentam muito conhecimento e são muito pequenos.
Desvantagens
Da mesma forma como mostramos quais são as principais vantagens de realizar um investimento em tesouro direto, vamos te mostrar quais são as desvantagens de realizar esse processo:
Taxas e tributos: realizar esse processo, apresenta algumas taxas e tributos que devem ser pagos pelo investidor. Mas depois de um tempo, eles começam a fazer parte dos seus ganhos.
Risco de venda: mesmo que os riscos sejam muitos baixos, ainda existe a possibilidade de existir algum e nesse caso é a venda pelo mercado. Isso pelo fato de que o mercado recebe muitas oscilações, fazendo assim com que o processo de negociação desse investimento, seja muito difícil de se realizar.
Como foi possível ver, existem muito mais vantagens em relação a quantidade de desvantagens.
Isso faz com que esse processo seja uma ótima opção para toda e qualquer pessoa que está pensando em fazer um tipo de investimento.
Agora que você já teve acesso as melhores e principais informações que estão relacionadas com esse assunto, você pode analisar as mesmas e ver se realizar o mesmo será uma boa opção para você.