Como já estamos cansados de saber, os cartões de crédito são tão solicitados e procurados, que hoje em dia, já são considerados uma das principais formas de efetuar o pagamentos de suas mais variadas dívidas, devido principalmente a sua segurança e praticidade.
As diversas vantagens que o mesmo possui são atrativos para todas as pessoas, seja ela um trabalhador formal, um aposentado do INSS, pensionista, ou até mesmo, autônomos, que basicamente trata-se de pessoas que trabalham para si mesmo, sendo portanto, o seu próprio chefe.
Mas você já se perguntou como funciona os cartões de crédito para essas pessoas, até porque, grande parte das instituições financeiras solicitam uma renda mínima que seja apresentada por meio de um holerite. Mas então, como fica neste caso?
Se você deseja obter todas as informações necessárias a respeito, de forma bem detalhada e explicativa, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer.
Que tipo de autônomo consegue um cartão de crédito?
Conforme ressaltamos anteriormente, os cartões de crédito são comumente direcionados as pessoas que possuem uma renda fixa a apresentarem.
Portanto, como os autônomos podem efetuar a solicitação deste cartão de crédito, sendo que as suas receitas podem variar.
Por essa razão, os cartões de crédito são direcionados aos autônomos que possuem estabilidade.
Ou seja, ao perguntarmos à uma instituição financeira se a mesma disponibiliza o seu crédito mais solicitado à um autônomo, o mais provável que aconteça é que a mesma diga que sim, contanto com algumas condições, que podem ser:
- Ter estabilidade em seu negócio;
- deve apresentar extratos bancários recentes (de pelo menos três meses atrás) que comprovem a sua renda mínima;
- devem ter uma boa pontuação de score;
- um bom histórico financeiro.
Entre outras coisas…
Através dessas breves informações, podemos logo concluir que as condições são mais exigentes quando você é um trabalhador avulso, já que não há garantia que nos próximos meses você tenha renda suficiente para arcar com todas as suas despesas de forma correta.
Quando é preciso fazer um cartão sendo autônomo?
O cartão de crédito conforme ressaltamos anteriormente neste artigo, é algo que vem ganhando o coração de muitas pessoas devido as suas diversas vantagens e condições.
E entre tantas, podemos ressaltar com certeza toda a sua praticidade e também segurança, que por sua vez, são provenientes basicamente da tecnologia.
Entretanto, apesar de todas as suas atrativas condições, é fundamental ressaltarmos que o mesmo é também chamado como o pior inimigo da saúde financeira.
Isto porque o mesmo geralmente pode vir com um limite bastante superior ao que realmente estamos aptos a arcar.
Portanto um cartão de crédito é indicado não somente ao autônomo, mas também as demais pessoas, somente quando tiverem certeza que é isto realmente que procuram.
Para lhe auxiliar nesta questão, você deve estabelecer uma organização funcional, que por sua vez, pode vir através de planilhas e aplicativos próprios para finanças pessoais.
Mas e se eu estiver negativado, ainda posso solicitar um cartão de crédito?
De forma geral e também objetiva, sim! Autônomos que possuem o nome sujo podem sim efetuar a aquisição de alguma cartão de crédito.
Os cartões de crédito em questão, devem ser os próprios destinados às pessoas que possuem o nome negativado.
Entretanto, é fundamental deixarmos claro que os mesmos contarão com maiores taxas, tanto a taxa de anuidade, quanto a taxa de juros rotativos, até porque, a instituição financeira que estará disponibilizando o mesmo, terá mais riscos.
Outra informação válida, é que é bem provável que trabalhadores autônomos e com o nome negativado optem por cartões de crédito consignados, ou seja, tem o valor da fatura descontado em folha.
Porque o cartão de crédito para autônomos tem limites diferentes?
Reforçando com mais detalhes e explicação o que foi dito anteriormente, você sabe o porque o cartão de crédito para autônomos tem limites diferentes?
Sendo não só o limite variável, mas também as taxas de juros aplicadas e demais condições, são essas as questões que trabalhador autônomo infelizmente deve enfrentar, quando não comprava um valor de fonte de renda mínima tão alto.
E tudo isto basicamente para o favorecimento da instituição financeira, já que a mesma deve lucrar com o grande risco que está correndo.
O risco em questão está presente no fato de que a remuneração mensal de tais trabalhadores não é algo fixo.
Um exemplo claro que podemos fornecer disto, é esta pandemia, que resultou no fechamento de milhares de pequenas empresas.
Ou seja, se um dos proprietários dessas empresas seja um cliente do banco, com certeza o banco não quer ficar no prejuízo por conta de seu cliente, por isso, aplica não só altas taxas de juros, mas também, um baixo limite para gastos.
Como um autônomo consegue ter um cartão com limite bom?
A partir de todas as informações que fornecemos até agora, ficou bastante claro que os trabalhadores autônomos não possuem direito à um digno cartão de crédito, não é mesmo?
Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Se você é autônomo, confira nossas dicas a seguir para que você possa obter um cartão com limite bom e também, diversas outras condições igualmente atraentes.
Entretanto, antes mesmo que possamos continuar, é interessante ressaltarmos que praticamente baseia-se na construção de um bom histórico financeiro.
Dica 1- Nome limpo
Com certeza a dica mais importante, é que você deve obrigatoriamente ter o nome limpo, ou seja, livre de contas que estejam registradas em seu nome com o pagamento pendente.
A primeira coisa que as instituições financeiras conferem é esta questão, pois a partir da mesma podem seguir com suas conclusões.
Dica 2- Tenha uma boa pontuação de score
Quando você possui uma boa pontuação de score, atualmente, você já está comprovando que possui um interessante histórico financeiro.
Digo isto porque o mesmo é determinado a partir de uma análise de diversas questões relacionadas à pagamentos de dívidas, remuneração mensal e tudo mais, dos últimos 12 meses.
Dica 3- Seja um bom pagante
Para concluirmos, basta dizermos que você deve ser um bom pagante.
Ou seja, quanto antes melhor efetuar o pagamento de suas dívidas, melhor será para você adquirir um bom cartão de crédito.